Guarda Portuária do Pará recebe treinamento ABRAPAM

noticias-abrapam1
Policiais e Guardas Municipais Mineiros tem Curso Abrapam
10 de outubro de 2009
seguranca-onu
Segurança de Evento da ONU no Rio de Janeiro terá Ex-Alunos do Curso de Contra Terrorismo da ABRAPAM
20 de março de 2010

guarda-portuaria-paraDurante os dias 01 e 05 de fevereiro, os especialista ABRAPAM estarão ministrando um curso para a Guarda Portuária de Belém. O curso faz parte do programa de treinamento progressivo desenvolvido pela ABRAPAM para preparação dos guardas portuários brasileiros. O curso de Belém tem total apoio da Autoridade Portuária, Companhia Docas do Pará subordinada à Secretaria Especial de Portos do Governo Federal.

Após os trágicos eventos de 11/09/01, a 22 a. Sessão da Assembléia da IMO concordou em desenvolver novas medidas relativas à proteção de navios e instalações portuárias. Em dezembro/2002 a 5a. Conferência Diplomática sobre proteção marítima adotou emendas as disposições existentes no SOLAS 74, no qual o capítulo XI-2 aplicam-se a navios e instalações portuárias. Desta forma os portos internacionais adotaram o ISPS CODE (Código Internacional para Proteção de Navios) que é um código internacional que visa à segurança e a proteção de navios e instalações portuárias, elaborado pela Organização Marítima Internacional (IMO), pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU) e aprovado pelo Governo Brasileiro em forma de lei.

Temos na ABRAPAM uma grande preocupação em deixar nossos cursos para os GP sintonizados com CODE, desta forma, o programa é especifico para várias ações tais como: progressão em ambientes hostis, abordagens de pessoas e veículos até ações de contra terrorismo.

O treinamento é conduzido por membros de unidades especiais brasileiras e coordenado de perto pelo instrutor chefe da ABRAPAM, Carlos Gomes. Nossa organização fechou recentes parcerias com instituições internacionais de combate ao terrorismo e em breve vários desses especialistas, todos israelenses membros e ex-membros de unidades especiais estarão no Brasil ministrando cursos e palestras.

Fonte: ABRAPAM